terça-feira, 17 de agosto de 2010

E-drugs no Brasil e os usuários passivos

Depois da lei antipirataria da França, que pune com o bloqueio da conexão de Internet do usuário por até um ano, os franceses precisavam de uma nova trangressão virtual para se sentirem novamente na rede. :D

A sensação do momento nas redes sociais francesas são conhecidas como e-drugs.

As e-drugs são "músicas" que emitem sons de forma diferente em cada ouvido, estimulando alguma ação neurológica contrastante: relaxamento ou excitação, por exemplo.

Esse tipo de sistema de estimulação já era usado por psicoterapeutas para tratamento de algumas doenças, como o autismo. Nesses casos, um dos benefícios é o aumento da concentração.

Uma das preocupações dos médicos desse país é se a "droga" não pode causar disfunções neurológicas se utilizada de forma abusiva, mas como é muito recente, as autoridades ainda não estão muito preocupadas se a droga auditiva pode provocar uma possível dependência.

Músicas com nomes sugestivos como Orgasm, Marijuana ou Lucid Dream viraram febre na França de dois meses para cá. Há sites especializados no comércio desses "sons" e o preço varia de 7 a 150 euros!

Ah!!!!!!!! No Brasil há outro tipo de droga musical com o preço bem mais acessível!


As e-drugs brasileiras tem a característica de causar sensações diferentes em diferentes tipos de pessoas.

Em algumas possui o mesmo efeito das e-drugs francesas: euforia. Em outras, causa terrível mal estar, dor de cabeça, descontentamento e, em casos mais graves, estresse e agressividade.

A questão por aqui é que, assim como o cigarro, quem sofre com esse tipo de droga são sempre os usuários passivos, que são obrigados a "usá-las" mesmo contra a vontade.

Os locais mais tradicionais para o uso dessas drogas musicais, e que causam maior desconforto nos usuários passivos, são em locais fechados, principalmente nos transportes públicos.

O pior ocorre quando a e-drug é utilizada em aparelho transmissor de péssima qualidade, já que os níveis de ruídos potencializam de forma estratosférica seus efeitos negativos.

Nos trens e metrôs do Estado de São Paulo existem avisos sonoros e sinalização avisando que o uso de aparelho que cause desconforto aos passageiros é proibido, mas do mesmo jeito que existem pessoas que continuam a soprar na cara dos outros uma fumacinha mal-cheirosa, há aqueles que fazem questão de exibir com orgulho e em alto e "bom" som a sua preferência musical. ¬¬

Esperamos que, assim como aconteceu com outras drogas legalizadas, as autoridades pensem em uma forma de proteção aos usuários passivos das e-drugs, talvez colocando máquinas de protetores auriculares em cada estação.

2 comentários:

  1. Ahhh.. vai dizer q não gosta de ouvir aquele pagodinho ou axê no trem a caminho de casa depois do trabalho, é tão relaxante.. :D
    Eu nem me preocupo com isso... entro no ônibus, metro, etc.. ligo o mp3 do meu celular e não ouço mais nada... humm.. será q contribuo para isso? Bem, ao menos não ouço pagodes e afins.. :P

    ResponderExcluir
  2. Bela sugestão a sua Cláudio! Cada um ouve a sua própria música! kkkkkkk :P

    ResponderExcluir