sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1º Debate Presidenciáveis 2010

O primeiro debate dos presidenciáveis 2010 foi transmitido ontem pelo canal Bandeirantes. Participaram os candidatos José Serra (PSDB), Dilma Roussef (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Pra mim, esse debate e nada foi a mesma coisa.


A única coisa que os candidatos fizeram foi prometer, prometer, prometer... Não parecia um debate de candidatos à presidência, parecia mais um palanque de munícipio.

A Roussef, coitada, estava muito nervosa. Era nítida a inexperiência nesse tipo de embate. O Serra com seu sorrisinho olhe-como-sou-simpático se saiu melhor no quesito tranquilidade, mas também, já é "macaco velho", então não se pode comparar os dois.

Marina Silva e Plínio Arruda pouco participaram, não tanto pela vontade do candidato do PSOL, que fez questão de reclamar o tempo todo que estava sendo discriminado.

Aliás, ele foi o único que usou o debate para "atacar" seus adversários. Os outros pareciam que tinham combinado "nos bastidores" não falar nada muito comprometedor. O questionamento de Serra à Dilma em um momento pareceu coisa de criança: "Se o seu governo é contra a privatização, por que nada foi reestatizado?"

A candidata que teve o discurso mais coerente foi a Marina Silva ao responder a pergunta do jornalista Joelmir Beting sobre desmatamento e aquecimento global. Ela respondeu que é possivel ter desenvolvimento econômico e sustentabilidade e que essas duas coisas não podem ser colocadas em oposição, já que são igualmente importantes.

Arruda ao comentar a resposta da candidata "chutou o balde": chamou Marina de "ecocapitalista" e afirmou que não há como ter desenvolvimento ambiental sem mexer no lucro. :o Depois, alfinetou: afirmou que ela deveria ter coragem de pedir demissão quando fosse necessário - em crítica à transposição do Rio São Francisco, projeto aprovado enquanto ela era Ministra do Meio Ambiente.

Arruda, apesar de ter umas tiradas como essa é o típico candidato de esquerda com idéias utópicas. Pelo menos foi o candidato que mais acalorou o debate, que estava muito morno. ¬¬

Se os próximos debates seguirem o mesmo nível desse não vão ter ibope nenhum. A única coisa que se conclui dele é que estamos mal arranjados com esses candidatos. Qual será o menos pior?

2 comentários:

  1. Gostei do desempenho da Marina no debate. Falou claramente e soube expor suas idéias.

    Foi a única também que respondeu a primeira pergunta do Boechat de forma convincente, quando disse que focaria suas ações na saúde, em segundo educação e depois segurança - ao contrário dos outros, que só faltaram dizer que resolveriam todas as mazelas do país no primeiro ano de mandato, como se fosse moleza. AHAM. ¬_¬'

    Vou lançar uma campanha pela volta dos debates inflamados, hehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou votar na Dilma mesmo... espero q no debate da Globo tenha barraco... :DDD

    ResponderExcluir